5 de outubro de 2010

25 ações mínimas com efeitos que são o máximo

1. Plante uma flor - cuidar de uma plantinha que viu nascer encherá você de orgulho e satisfação, e a casa de beleza. Além disso, quem gosta de bichos e plantas sabe quanto eles alimentam nossa vitalidade e capacidade de sentir ternura.

2. Acolha as críticas - isso não significa concordar nem se submeter à opinião alheia, mas abrir-se para escutar. O comentário de quem trabalha ou vive com você pode ajudá-la a se aprimorar. Antes de se irritar, pondere. Aproveite o que for útil e descarte o que não serve.

3. Busque o lazer cult - no sábado ou domingo, tome café da manhã com calma e programe logo cedo algo delicioso: uma exposição, um cinema, um show... O lazer cultural diverte, instiga e alimenta a alma.


4. Seja DJ por um dia - selecione suas músicas preferidas e mais animadas, grave e escute toda vez que estiver perdendo o pique. Que sucesso!


5. Peça o que você quer - pedido, ordem e reclamação são coisas diferentes. Portanto, acerte o tom e seja obejetiva ao pedir algo. Se souber o que deseja - seja para solicitar a sobremesa no restaurante, seja na reunião com o chefe -, terá mais chance de ser ouvida.

6. Celebre o que é bom - um dia agradável, um almoço com uma amiga querida, um elogio que você recebeu quando menos esperava...Porque brindar apenas os grandes momentos se a vida está cheia de pequenas alegrias para festejar?


7. Coloque-se no lugar do outro - não há melhor receita do que essa para evitar confrontos. Antes de acusar, reclamar ou tomar uma decisão que envolva outra pessoa, considere o lado dela e tente compreender seus argumentos.

8. Devore uma macarronada - esqueça a dieta por um momento e escolha uma massa que você adora. Ah, que prazer! E jamais permita que algum homem imagine que você é uma mulher sem apetite. Comida e sexo tem alianças secretas.

9. Quebre o ritmo - um cinema com as amigas ou um almoço com os filhos no meio da semana parece banal, mas um simples desvio da rota comum enriquece o cotidiano e alivia o stress.

10. Seja fina - alguém foi grosseiro com você? Não revide na mesma moeda. Se fiseram uma pergunta agressiva ou uma acusação, responda ou esclareça a situação do modo mais educado e objetivo possível, restringindo-se aos fatos. Jamais entre no jogo da ironia ou das expressões ofensivas.


11. Tire um dia para você - seja um pouco egoísta e, de vez em quando, tire 24 horas para se cuidar e fazer apenas coisas de que você gosta. Permita-se!


12.Converse com os mais velhos - temos sempre o que aprender com os idosos da família ou da vizinhança. Eles trazem notícias de outro tempo e valores e nos ajudam a refletir sobre o prórpio envelhecimento. Abra-se para compartilhar histórias, emocionar-se ou rir com eles.

13. Tire miniférias - não acumule o cansaço. Aproveite folgas, feriados ou fins de semana para fugas estratégicas, de preferência para perto da natureza. Uma caminhada na praia ou um banho de cachoeira fazem milagres.


14. Faça novos amigos - conhecer pessoas diferentes é um jeito de rejuvenescer, renovar assuntos e conhecimentos. Só não se esqueça dos velhos companheiros. Aliás, junte as turmas: é diversão garantida.


15. Saboreie cada garfada - quando estiver à mesa, sinta o gosto da comida e desfrute da companhia dos colegas ou familiares. Deixe de lado os problemas e também o celular.

16. Concentre-se no presente - foque naquilo que está fazendo agora. Remoer o passado ou angustiar-se com o futuro não leva a nada, só vai atrapalhar as atividades do momento.


17. Aperte quem você gosta - esqueça os cumprimentos formais. Ao encontrar seus filhos, grandes amigos, amores da sua vida ou se despedir deles, dê um abraço. Forte mesmo!


18. Faça alguns mimos - viu o chocolate do seu marido na prateleira do mercado? Leve uma barra. Surpresinhas fora de hora aumentam a cumplicidade.

19. Liberte-se das certezas - querer ter sempre razão vira um peso. De que adianta ser dona da verdade se você não se sente feliz e querida pelas pessoas? Liberte-se do desejo de mostrar que está certa e se tornará uma companhia adorável, além de mais tolerante com ideias diferentes das suas. As relaçções vão melhorar muito.

20. Tire seus sapatos - ande descalça pela casa e sinta o equilíbrio do corpo sobre o chão. Se tiver um jardim por perto, pise na grama. É o melhor jeito de alinhar a coluna e captar a energia vital da terra.


21. Ligue para seus amigos - em tempos de pressa, torpedo ou rede social, um telefonema pode salvar uma amizade. Seu interesse vai fazer o amigo se sentir especial. Quem não gosta de ser lembrado?

22. Entre na bagunça - sente-se no chão com uma criança e brinque: use massinha, tintas...Se não tiver filho vale treinar com vizinhos, filhos das amigas...É um bálsamo contra qualquer rigidez.

23. Refine sua percepção - nossa cultura nos treinou para olhar. Muitas vezes deixamos o olfato, a audição, o tato e o paladar de lado. Para despertá-los, faça uma caminhada com intenção de escutar os barulhos e identificar os aromas. Aguçar os sentidos é bom para o sexo e a intuição.

24. Diga obrigada - expresse sua gratidão quando alguém lhe der uma informação, um elogio, uma mãozinha, a vez no elevador...

25. Veja nele um príncipe - experimente ohar para o seu amado com uma lente mais generosa, capaz de achar graça ou se enternecer com as manias e os defeitos dele. Pode ter certeza de que ele sucumbirá ao encanto.



(Déborah de Paula Souza e Isabella D'Ercole para a Revista Cláudia, outubro 2010)

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