19 de junho de 2010

Força na Peruca

Com esse título, Mirela Janotti escreve um livro bem humorado sobre uma doença que alguns evitam até falar o nome: o câncer. 

Por acaso, enquanto esperava uma amiga num salão, peguei esse livro e comecei a ler e como é curtinho quase li inteiro!! Talvez não tão por acaso, na verdade. Tive um dia, anterior à leitura do livro, péssimo e só não me afundo por causa das minhas bases que tento fortalecer. E como é fácil desanimar e querer desistir.

Aí, dou de cara com o livro e me surpreendo em como a autora que, depois de se separar, perder o emprego e descobrir que está com câncer, consegue até arrumar um namorado durante todo o processo de tratamento. Ela deve ter passado por péssimos períodos mas no livro descreve com muito bom humor a sua trajetória. Eu, pelo menos, ri muito!

Fiquei pensando: "ela não desistiu, ficou mais forte, amou mais a vida a partir daí." Eu, com toda a minha perfeição de saúde, penso em jogar a toalha às vezes. Que saco!!!

Enfim, foi bom para mim e vale para quem está ou não passando pelo processo.

Ela escreve um texto que já li em outro lugar mas não conheço a autoria e ela também não:

ATITUDE

Uma mulher acordou uma manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom, ela disse, acho que vou trançar meus cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha sómente dois fios de cabelo na cabeça.
- Humm, ela disse, acho que vou partir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem, ela disse, hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido. No dia seguinte, ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeaa! ela exclamou, não tenho que pentear meu cabelo hoje!
  
ATITUDE É TUDO. Seja mais humano e agradável com as pessoas. Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha. Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide-se intensamente. Fale com gentileza. E, principalmente, não reclame! Se preocupe em agradecer pelo que você é e por tudo o que tem. E deixe o restante com Deus.

Leiam um trecho do livro Força na Peruca - Tragédias e Comédias de um Câncer. Vale a pena!

3 comentários:

Paula Nigro disse...

êêêê. Té que enfim!
Beijo e força na peruca!

Flor Baez disse...

Admiro pessoas fortes! As vezes acho que se algo acontecesse comigo, talvez eu não seria tão otimista, porque minha natureza não é...
Péssimo, né!
Conheci mais de tres pessoas que tiveram câncer e todas elas, graças aos deuses, conseguiram sair dessa e continuar suas vidas! É uma doença assustadora!
Bjs

Ana Paula Britto disse...

Paula, superação todo dia! E força na peruca!!! Beijo

Flor, obrigada pela visita. A doença assusta sim por isso é importante sempre estar equilibrada pois pode acontecer a qualquer momento conosco ou com quem estiver ao nosso redor.
Adorei o seu blog de quitutes. Também sou vegetariana e vou fazer suas receitas.
Beijo!!