22 de agosto de 2008

Meio ambiente: usando sacolas retornáveis.



Eu preciso descrever a emoção que senti na primeira vez que usei uma sacola retornável: saí do supermercado parecendo uma criança saindo de uma loja de brinquedos com vários presentes!!!

Fazia um tempão que eu arrastava a idéia de comprar algumas dessas sacolas. Até que chegou o dia em que eu adquiri uma e saí às compras. Foi emocionante!!! Hoje não consigo mais sair de casa sem minhas próprias sacolas.


Em muitos países desenvolvidos o uso de sacolas plásticas já é proibido pois esse material está entre um dos maiores problemas ambientais já que demora mais de 100 anos para se decompor causando muitos danos ao meio ambiente.


Dá para imaginar a quantidade de sacolas plásticas que saem de um único supermercado em apenas um dia? E depois, para onde vão? Para um aterro sanitário causando intoxicação em animais, poluindo rios e causando enchentes. Sem contar oas sacolas que ficam nas ruas entupindo os bueiros.


Precisamos das sacolas plásticas para armazenar o lixo. Mas na maioria das vezes a quantidade de sacola é muito maior que o lixo. A idéia é reduzir o seu uso, racionalizar.


Então vamos fazer a nossa parte! É muito simples: basta adquirir alguns exemplares. Algumas sacolas são muito baratas, resistentes e lindas!! Depois é só se disciplinar para não esquecer de levar a sacola para as compras.


Alguns lugares para adquirir:

- Grupo Pão de Açucar;

- Grupo OBA Hortifrutigrangeiros;

- Casa Hope Apoio à Criança com Câncer (além de ajudar o planeta ainda ajuda as crianças!!!) www.hope.org.br

- www.sacolaretornavel.com


Depois é só levar o mercado, feira, farmácia, shopping, etc...

2 comentários:

Ma Britto disse...

ai que orgulho que eu tenho dessa minha mãe =D

Fábia - Biba disse...

Já separo lixo reciclável há bastante tempo.
Hoje segui seu exemplo e comprei uma sacola retornável.
Realmente me senti como uma criança com brinquedo novo ao sair do supermercado com a minha sacola.
É ótimo.